quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Falhas Litográficas #1

Resultado das minhas experiências litográficas com o método Tamarind, minhas últimas três litografias foram um desastre. Claro que a culpa não é do método em si, mas da maneira como eu devo ter seguido as instruções, pelo livro, sem auxílio e sem os materiais que eles utilizam. De qualquer maneira, vou postar o processo das três mais a impressão final de duas, a terceira eu devo colocar quando tiver a impressão em casa.

Desenho na pedra antes da viragem (invertido para efeito de comparação)
Esta foi a primeira que fiz no semestre passado. Como a textura desta pedra em particular não estava ficando lisa o suficiente, eu experimentei lixá-la depois de granir com o 220. A superfície acabou ficando lisa demais e o lapis litografico não conseguia escurecer mais depois de um certo ponto, onde ele começava a "encerar" a pedra com gordura, sem soltar pigmento e deixando a região impossibilidade de receber mais lápis, a não ser que eu esfregasse a ponto de chegar ao preto chapado. Tirando esse "pequeno" contratempo, experimentei a acidulação descrita no livro da Tamarind, mas o resultado ficou longe do esperado.

Impressão final

O desenho voltou cheio de manchas, que a principio eu não sabia de onde tinham vindo. Imaginei que fosse o problema da pedra lisa demais, acumulando mais gordura do que eu conseguia ver. Mas só fui descobrir no terceiro trabalho que essa não tinha sido a verdadeira causa... [continua]

Nenhum comentário: